As associações representativas dos festivais de música, reúnem-se em Portugal para debater sobre política que poderá afetar drasticamente o setor.
Qual a estratégia adotada para a política relacionada aos festivais?
O Governo local pretende estabelecer uma política para realização de concertos e festivais em 2021, segundo a Associação Portuguesa de Serviços Técnicos para Eventos (APSTE), já houve a divulgação de um comunicado.
A reunião aconteceu através de videoconferência, cujo objetivo é de criar um grupo para analisar o impacto da pandemia sobre o setor, e também de definir regras e procedimentos para que as pessoas possam utilizar os ambientes com segurança.
Nesta reunião estavam presentes “ministra da Cultura, Graça Fonseca, estiveram representantes da APSTE, da Associação de Promotores, Espetáculos, Festivais e Eventos (APEFE), da Associação Portuguesa de Festivais de Música (Aporfest) e da Associação Espetáculo – Agentes e Produtores Portugueses (AEAPP)”.
Todas as associações pretendem criar um conjunto de medidas que deverão ser adotadas e debatidas, pois, o cenário de pandemia não irá desaparecer tão cedo.
Prejuízos para a cultura em Portugal
O cancelamento de shows, peças e espetáculos foi prejudicial para aqueles que dependem de bilheteria, como é o caso da equipe de teatro Reflexo que iria apresentar a peça “A Lebre e a Tartaruga”, cada ingresso custa em média 5 euros em Portugal.
O grupo tinha datas marcadas para se apresentar em diversas escolas, porém, no começo da pandemia recebeu diversas ligações de cancelamento. A Companhia de Teatro de Braga também sofreu o mesmo efeito, havia data marcada para o próximo dia 25 de março com uma previsão para 40 pessoas.
Com as pessoas impedidas de sair de suas casas, o setor teve que se reinventar e utilizar a internet e as redes sociais a seu favor. O jeito foi criar espetáculos online para que mais pessoas pudessem ter acesso à cultura.
Portanto…
Para saber mais sobre política e demais assuntos que acontecem no momento, não deixe de acompanhar as novidades de nosso blog.