Como salvar alguém de um AVC?

        

Conseguir salvar alguém de um AVC é possível? Sim, no entanto, há necessidade de detectar quais são os primeiros sintomas da obstrução das artérias cerebrais. Alguns sintomas, como a perda de força ou de apenas um lado, são sinais extremamente importantes onde a pessoa deve ser levada ao urgências imediatamente.

Dicas que podem ajudar a identificar um AVC

Há vários fatores de risco que ajudam a descobrir um AVC, por exemplo, pressão alta, diabetes, colesterol elevado, obesidade, sedentarismo, apneia do sono e tabagismo. O histórico familiar e a herança hereditária não devem ser deixadas de lado, no momento de realizar exames nos pacientes.

Pessoas que possuem histórico de doenças cardiovasculares e neurológicas, devem se cuidar desde cedo para evitar o surgimento de um AVC em idade mais avançada. Mulheres que apresentarem histórico de trombose na família, que esteja relacionado ao fumo ou ao uso de hormônios, também devem observar e ficar atentas. 

Mostraremos abaixo, alguns dos principais sintomas de AVC que é possível identificar facilmente, confira:

Boca torta 

Este é um dos primeiros sintomas, e o mais comum de todos, neste caso, peça para a pessoa dar um leve sorriso, e se um dos lados ficar torto, leve-a rapidamente ao pronto-socorro. 

Erguer um dos braços 

A perda de força é outro fator útil que não deve ser desconsiderado, assim, para fazer um pequeno teste a pessoa deverá erguer um dos braços, se houver dificuldades para realizar este procedimento, é necessário buscar ajuda.

Peça para dizer pequenas frases 

Pessoas com sintoma de AVC apresentam fala arrastada, com tom de voz muito abaixo do normal, peça para dizer frases como “O céu é azul”. Outro sintoma popular é a dormência em um dos lados do corpo, ou mesmo dificuldade de permanecer em pé.

Como agir se alguém estiver tendo um AVC?

Primeiramente, é necessário manter a calma e deitar o indivíduo com AVC, para impedir que a língua seja obstruída a pessoa deve permanecer na posição lateral segura. Procure descobrir se a pessoa utiliza algum medicamento ou se está sentindo algum desconforto, ligue para o 192 e informe em detalhes o que está ocorrendo.

Espere pelo socorro, e analise se a pessoa está consciente, caso haja parada respiratória, faça massagens entre 100 a 120 compressões por minuto, as mãos devem ser apoiadas uma sobre a outra, e não dobre os cotovelos.

Em último caso, faça respirações boca a boca, pelo menos duas vezes com máscara de bolso, em média, a cada 30 mensagens cardíacas, estes primeiros cuidados até a chegada dos socorristas é essencial para garantir que a pessoa sobreviva ao derrame.

Ajudar a salvar alguém de um AVC é difícil, mas, seguindo nossos procedimentos você conseguirá!

Maís posts
BRVNO – MIÚDA