Para prevenir a gravidez indesejada, a pílula do dia seguinte é o único método contraceptivo que pode ser usado após a relação sexual. Mesmo que nunca a tenha tomado, deve estar familiarizado com o conceito.

No entanto, existe um novo tipo de pílula do dia seguinte que ao invés de evitar a gravidez, procura impedir a contração de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Anos depois de ser posto à prova e comprovado, o doxi-PEP (profilaxia pós-exposição com doxiciclina) está a poucos passos de ser comercializado no âmbito da medicina convencional.

Como funciona?

O conceito é o seguinte: se uma pessoa ingerir uma dose única do medicamento logo a seguir à relação sexual desprotegida, qualquer bactéria que possa causar uma DST é eliminada antes de se propagar o suficiente para causar uma infeção completa.

No entanto, o efeito da resistência antimicrobiana também é alvo de estudos dos cientistas que procuram saber se o uso intermitente de doxiciclina como PEP leva à resistência na gonorreia, clamídia e sífilis, entre outras.

Um estudo francês recente demonstrou que o uso de um antibiótico depois das relações sexuais reduziu de forma significativa os casos de DSTs.

No estudo, foi submetido a teste um grupo de 232 pessoas de diferentes orientações sexuais, que num sorteio aleatório, receberam apenas a PEP ou PEP e Doxiciclina, com a indicação de tomarem 2 comprimidos do antibiótico 24 horas depois de cada relação sexual.

O grupo que tomou doxyPEP teve 70% menos infeções por clamídia e 73% menos casos de sífilis. O número de casos de gonorreia foi semelhante nos dois grupos e nenhum participante com adesão à PEP infetou-se com HIV.

No entanto, alguns especialistas ainda se mostram céticos visto que ainda é possível a eventual resistência bacteriana aos antibióticos.

O CDC (Center of Disease Control & Prevention) irá rever nos próximos meses, em colaboração com os investigadores do estudo e outros parceiros, a possibilidade desenvolver orientações clínicas provisórias e também delinear as principais questões de pesquisa adicionais no futuro.

O objetivo principal dos estudos será:

  • Esclarecer a frequência/população com a qual a eficácia desejada é alcançada
  • Compreender os riscos de saúde individuais versus benefícios
  • Avaliar os riscos de saúde pública versus benefícios
  • Detectar grupos ideais para esta intervenção direcionada

Fontes:

https://www.cdc.gov/nchhstp/newsroom/2022/Doxy-PEP-clinical-data-presented-at-2022-AIDS-Conference.html

https://depts.washington.edu/doxypepstudy/

https://zap.aeiou.pt/pilula-dia-seguinte-ist-505858?utm_medium=referral&utm_source=upday

Share.

Comments are closed.

Worldstartuga

Subscreve à nossa newsletter

Exit mobile version