Foto de julie aagaard no Pexels

Portugal eleito quarto melhor país do mundo para a reforma

Portugal conseguiu a posição de quarto lugar respetivamente ao “2022 Annual Global Retirement Index”. Este é um índice que aponta os dez países de todo o planeta onde os reformados podem viver melhor.

O índice baseia-se em 10 indicadores, com pontuação, desde a saúde ao clima, passando pela segurança. A soma da pontuação dos indicadores gera uma média que define a posição dos países.

Nos indicadores que favoreceram mais a avaliação de Portugal contam-se o clima, o sistema de saúde e o custo de vida.

Para alem de uma cultura muito vasta, o país oferece praias, campos de golfe e um estilo de vida europeu para aposentados com orçamento baixo.


O custo de vida em Portugal

Foto de Pixabay no Pexels

Portugal tem facilidades nas opções de residência e incentivos fiscais para novos residentes. O custo de vida em Portugal tem sido crescente nos últimos cinco anos. No entanto, o país continua a ser barato quando comparado com outros lugares da Europa Ocidental. Um casal poderia viver confortavelmente com 1.915 euros por mês, incluindo 1.000 a 1.250 euros por mês de renda.


O custo dos Imóveis

Foto de Lisa Fotios no Pexels


Em alguns bairros lisboetas e outras localidades procuradas no país, nomeadamente nos destinos mais turísticos da costa algarvia, os preços dos imóveis têm vindo a subir constantemente nos últimos cinco anos. Ainda assim, é possível comprar uma casa por 200.000 euros ou menos.



Gastronomia

Imagem de https://www.sisab.pt


O incentivo para cozinhar e jantar fora em Portugal está no marisco fresco. O bacalhau é destaque em quase todos os menus.

Os produtos em Portugal são frescos e biológicos, sem valores exorbitantes que se pagam por alimentos biológicos noutros países. Todos os produtos são rotulados para informar de onde são e geralmente são locais. A gastronomia local de Portugal promove a boa saúde pois a dieta mediterrânea é frequentemente considerada a mais saudável do mundo.

Cuidados de Saúde

Fotografia de https://www.hospitaldaluz.pt/


Portugal tem um elevado padrão de cuidados de saúde. Os hospitais são modernos e bem equipados. Os cuidados de saúde pública em Portugal estão disponíveis para residentes estrangeiros legais que estejam registados no seu centro médico local, e o sistema nacional de saúde cobre as necessidades básicas de saúde, acidentes e doenças.

Os custos dos seguros de saúde em Portugal são relativamente baixos. Muitos expatriados investem em planos de seguro privado que lhes permite acesso a instalações privadas, se assim o desejarem.


Ranking Annual Global Retirement Index

Este ano, O Panamá destronou a Costa Rica, que até então ocupava o primeiro lugar da tabela.

Deixamos aqui a lista do top 10 do 2022 Annual Global Retirement Index:

#10 Uruguai

#9 Espanha

#8 França

#7 Malta

#6 Equador

#5 Colombia

#4 Portugal

#3 Mexico

#2 Costa Rica

#1 Panamá


Maís posts
RIVERA RV – JARDINS PROIBIDOS